O projeto de reforma surgiu inicialmente de um concurso de projeto criado pela cidade de Muttez/Basel. O desenho foi baseado na renovação de uma casa de campo antiga situada em meio ao centro histórico da cidade. A casa original foi construída em 1743. Hoje, a reconversão desta construção funciona como escritório para uma empresa de arquitetura, proporcionando um espaço de reunião para a comunidade e servindo também de conexão para uma nova residência privada adjacente à antiga construção.
O novo projeto buscou criar uma nova interpretação às características tradicionais da casa de campo e de seu interior. Isto foi alcançado pela concepção de novas aberturas para a entrada de luz natural e pela aplicação de um acabamento branco em seu interior, o que se contrapõe à textura da madeira desgastada, fazendo com que os espaços se abram, se sobreponham e se fundam uns com os outros.
As considerações sustentáveis incluíram a criação de uma construção energicamente eficiente através da aplicação de padrões de construção Minergie, painéis solares, escolha de materiais como a madeira reutilizada na fachada e a restauração, quando possível, de elementos arquitetônicos existentes.
O projeto também inclui o desenho de uma nova residência unifamiliar adjacente à antiga casa de campo que foi convertida em um escritório. Esta estrutura residencial elegante se contrapõe com a construção histórica.
Tanto a construção nova como a existente compartilham pontos em comum como materiais e cores, apesar de possuírem expressões distintas na interação entre moderno e histórico.
O terceiro pavimento da residência é organizado com uma suíte principal e um dormitório para hóspedes no último piso; a cozinha, a sala de estar e de jantar estão localizadas no piso térreo e os dormitórios das crianças estão dispostos abaixo do térreo, acessados por uma rampa externa no terraço.
Informação Complementar:
- Colaboradores: Huesler Architekten